top of page

O Prêmio Memorial Digital - Instituto Brasiliana / PETROBRÁS 2013 e o Acervo Digital Fotográfico FPMSC

​

O Acervo Digital Fotográfico FPMSC é a conclusão de um projeto que no Prêmio  Prêmio Memória Digital 2013, do Instituto Brasiliana/Petrobrás. A Fundação Pró-Memória de São Carlos concorreu com outras 19 instituições públicas e privadas de todo o país, cujas 10 instituições selecionadas receberam treinamento e equipamentos para a montagem de um laboratório de digitalização, de acordo com os princípios da Carta do Recife.

​

O prêmio em equipamentos para digitalização, permitiu a preservação e o mapeamento de coleções fotográficas das imagens consideradas históricas de São Carlos, revelar digitalmente 30.000 negativos de 35mm e elencar fotógrafos reconhecidos por pesquisadores e instituições, como Filemón Pérez dos Almanachs de Araraquara ou Hugo Graeser, que foi fotógrafo do IPHAN, por exemplo. A digitalização permitiu, até agora, o processamento de 40.000 imagens que estão catalogadas e disponibilizadas on-line. O projeto teve 2 anos e meio de vigência, entre 2015 a 2017, e é norte de sua manutenção o aprimoramento de seu espaço virtual de disponibilização e acesso das imagens da instituição.

​

As fotografias históricas da FPMSC e seus principais fundos e coleções

​

As fotografias sob guarda da Fundação Pró-Memória de São Carlos são provenientes de coleções adquiridas de fotógrafos, de fundos pessoais, de fundos da administração municipal ou de imagens avulsas, sendo a coleção do fotógrafo conhecido como “Alemão” a maior delas. O tratamento das fotografias no arquivo busca a preservação e o mapeamento dos assuntos que retratam a história de São Carlos e os fotógrafos que atuaram na cidade.

​

Dos acervos pessoais, destacam-se os conjuntos fotográficos como os álbuns encontrados no fundo Álvaro Guião, o fundo Milton Olaio Filho e as fotografias encontradas no fundo Octávio Carlos Damiano.

​

Álvaro Guião, que foi Secretário do Estado de São Paulo e fundador de várias escolas normais no Estado, da Faculdade de Educação Física e do Hospital das Clínicas (SP). Pelo importante envolvimento de Álvaro Guião na política brasileira como Secretário da Saúde e Educação no Estado de São Paulo entre a década de 30 e 40, nos álbuns encontram-se fotos de Getúlio Vargas e Interventor do Estado Adhemar de Barros.

​

No fundo Milton Olaio Filho, cujo titular foi campeão brasileiro de basquete e jogou nas Seleções Paulista e Brasileira de Basquete e Federação Universitária Paulista de Esportes, há fotografias dos anos dourados do basquete no São Carlos Clube, o campeonato universitário em 1967 no Japão, na Seleção Brasileira de Basquete nos anos de1970 e fotos de família.

​

O fundo pessoal de Octávio Carlos Damiano, jornalista da Assessoria de Imprensa da Câmara de São Carlos que desenvolveu um trabalho intenso como cronista da cidade, lançando livros e revista de crônicas sobre São Carlos e sua história, traz um conjunto de imagens da construção da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e a comemoração do Centenário de São Carlos em 1957, por exemplo. Octávio Carlos Damiano foi amigo do fotógrafo Porceno Marino, e juntos lançaram “1857 – 4 de novembro – a 1957 - São Carlos de Ontem e de Hoje”, onde Octávio Carlos Damiano foi responsável pelas legendas das fotografias feitas por Porceno Marino, dos mesmos locais de São Carlos fotografados por Filemón Pérez, mas cem anos depois.

​

​

Equipe de trabalho no projeto

Coordenação do projeto e banco de imagens - Documentalista Aline Ulrich

​

Execução do projeto - Aline Ulrich e bolsistas: Bruno C. Silva, Rita Sousa, Maria Júlia Ninelli, Larissa Borgheti e Peterson da Silva.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

bottom of page